Biografia



Jean Grey, a jovem filha do professor de história John Grey e sua esposa Elaine, então com 10 anos de idade, estava brincando com sua melhor amiga, Annie Richardson quando esta foi atingida por um automóvel. 

O trauma da situação despertou os poderes telepáticos latentes de Jean, fazendo com que ela acompanhasse todo desespero e terror da amiga moribunda, sentindo sua morte na própria mente. Este trauma fez com que deprimida, ela se isolasse de tudo e de todos.

Quando chegou aos 11 anos, seus pais a levaram para ser tratada pelo Professor Charles Xavier, indicado aos seus pais por um psiquiatra amigo do mutante. Consciente da situação de Jean, Xavier explicou a ela, mas não aos seus pais, sobre sua condição mutante. 

Para evitar que Jean enlouquecesse, Charles criou uma série de barreiras psíquicas a fim de evitar que ela usasse seus poderes telepáticos até estar madura o suficiente para controlá-los. 

Ao mesmo tempo, ele ensinou a garota a usar suas habilidades telecinéticas e, quando concluiu que ela havia dominado razoavelmente esse dom, sugeriu a seus pais que a matriculassem no Instituto Xavier para Superdotados. 

Os X-men Originais.
Finalmente, usando seus poderes telecinéticos, Jean foi a quinta aluna e a primeira mulher a integrar a escola, participando da primeira formação da equipe de aprendizes mutantes de Xavier, os X-Men. 

Jean adotou o nome de Garota Marvel, participando com os X-Men de sua primeira missão oficial (enfrentar o mutante Magneto) logo na sua primeira semana na escola.

Sendo assediada de imediato pelos quatro jovens mutantes discípulos de Xavier, Jean logo se interessou pelo tímido colega de equipe Scott Summers (Ciclope). Porém, ela era constantemente assediada pelo milionário Warren Worthington III, (Anjo). Depois de um tempo de um tremendo "chove e não molha", Jean e Scott acabaram admitindo seus sentimentos um para o outro. 

Nesse meio tempo, Charles precisou se ausentar da Terra e liberou Jean das barreiras psíquicas que a impediam de usar seus poderes telepáticos. Agora, a tarefa de coordenar os X-men telepaticamente cabia a ela.

A Garota Marvel
Depois que a segunda geração de X-Men foi formada, Jean deixou o grupo por um tempo. No entanto ela e os membros originais foram sequestrados por sentinelas e levados a uma estação espacial. 
Após Jean e os X-Men derrotarem o cientista Steven Lang e os robôs Sentinelas em sua estação espacial, os heróis escaparam utilizando uma nave, passando por uma tempestade de radiação solar letal. A proteção da nave era precária, de modo que a cabine de pilotagem não era suficientemente protegida contra a radiação. 

Devido ao teor de seus poderes, Jean se voluntariou para guiar a nave, usando sua telecinésia para bloquear a radiação. Porém, seus poderes não foram suficientes e, quando estava morrendo pelo envenenamento da radiação, Jean foi salva pela entidade cósmica conhecida como Força Fênix. A Fênix levou a nave relativamente salva até a baía Jamaica, em Nova York, onde explodiu após os X-men terem saído, sem Jean, que acreditaram não ter sobrevivido.

O Nascimento de Fênix


Jean Grey como Rainha Negra
no Clube do Inferno.
Ao chegarem a Terra, Jean estava mudada. A princípio, acreditava-se que a radiação fizera com que Jean entrasse em contato com a Força Fênix, uma das forças primordiais do universo, que havia se apossado de seu corpo. Adotando o nome de Fênix, Jean se tornou uma semideusa. Sem treinamento adequado para lidar com tanto poder, passou a lutar contra a Fênix constantemente, obtendo certo sucesso... Até que caiu nas garras do Mestre Mental, um mutante dotado de poderes ilusógenos.

O mestre tinha o intuito de corromper a alma de Jean, transformando-a em Rainha Negra do Círculo Interno do Clube do Inferno, uma instituição fechada, cujos sócios eram as pessoas – mutantes ou não – mais ricas do mundo. Com seu lado negro e faminto, a agora Fênix Negra tomou conta do corpo de Jean que, mesmo se livrando do controle do mestre, cometeu atos inimagináveis, como a destruição do sistema solar de D'bari, que culminou na morte de cinco bilhões de seres. Graças à intervenção do Professor Xavier, Jean recuperou o controle de suas emoções, mas fora declarada uma ameaça espacial pelo Império Shiar. Em uma batalha para decidir seu destino, os X-Men foram levados a lutar com a Guarda Imperial Shiar. Sumariamente derrotados, Jean acabou cometendo suicídio quando percebeu que seu lado negro estava se levantando novamente (eventos mostrados na Saga Fênix Negra, um marco dos quadrinhos).
Fênix Negra surge!

Jean havia morrido. Ou assim se pensava. Meses depois do suicídio de Jean na lua, um casulo foi encontrado no fundo da Baía Jamaica. Dentro dele estava o corpo de Jean Grey! Testes genéticos e psíquicos atestaram que aquela era, sem sombra de dúvidas, a verdadeira Jean Grey. Então se soube que, ao atender os chamados de ajuda de Jean na nave espacial, a Força Fênix apareceu em frente a ela, oferecendo-se para atender um desejo seu. Jean pediu que os X-Men fossem salvos e, enquanto seu corpo era depositado num casulo em estado comatoso, a Fênix moldou seu corpo e mente para emular a personalidade de Grey e absorveu uma porção de sua consciência. A Fênix copiou até mesmo as memórias de Jean e sua afeição por seus amigos e, é claro, o amor por Scott Summers. Assim, enquanto o corpo de Jean se recuperava dos graves ferimentos acarretados pela radiação solar, a Fênix tomou seu lugar e colocou o corpo de Jean em animação suspensa no casulo no fundo da baía Jamaica.

Logo Jean foi resgatada de seu estado e "renasceu das cinzas". Com seus poderes telepáticos adormecidos, mas os telecinéticos mais fortes do que nunca, Jean se reuniu aos X-Men originais e fundou o X-Factor, com o intuito de ajudar os mutantes ao redor do mundo. Na época, o Instituto Xavier estava sob a direção de Magneto, e Jean e os outros se recusaram a voltar para a escola. Esse retorno aconteceria somente depois que o Professor Xavier voltasse à Terra.


X-Factor, X-men originais reunidos.
Retorno aos X-men
Depois disso, Jean passou por várias experiências após retornar para os X-Men, o que incluiu seu casamento com Scott e uma viagem a um futuro alternativo para ajudar a criar Nathan Summers, o Cable, filho de Ciclope com Madelyne Pryor (clone de Jean com quem ele havia se casado, na época em que pensava-se que ela estava morta). Lá, Jean encontrou sua filha com Scott de um futuro alternativo, Rachel Summers.


Em homenagem a sua filha, ao voltar para o presente, voltou a usar o nome Fênix. Ao longo dos meses, Jean sofreu várias perdas, incluindo a suposta morte de Scott em uma batalha com o mutante Apocalipse. Após retornar, Scott tornou-se alguém muito frio em seu relacionamento (devido a experiência de ter se mesclado com Apocalipse, que lhe mostrou o lado mais negro de sua alma), questionando os sentimentos pela esposa. A frieza abriu caminho para Wolverine (que desde que a conheceu, tem interesses não disfarçados por ela) instalar-se, timidamente, em seu coração.

O casamento de Ciclope e Jean Grey nos anos 90. 
Jean assumiu a posição de diretora do Instituto Xavier e foi revisitada pela Força Fênix. Seguindo um ataque aos X-Men por um mutante chamado Xorn, fazendo-se passar por Magneto, Jean e Logan caíram vítimas de um ardil do vilão controlador do magnetismo, que prendeu os dois no Asteróide M, que foi lançado em direção ao Sol. Não tendo esperança de sobrevivência e querendo poupar sua colega de equipe de mais esse sofrimento, Wolverine, aparentemente, matou Jean, desencadeando a consciência da Fênix dentro dela e ressuscitando-a. Retornando a Terra, Jean, com o poder da Fênix, opôs-se ao falso Magneto e foi morta por um golpe enorme causado por um pulso eletromagnético letal. Pela segunda vez, os X-Men tiveram que enterrar um de seus mais valorosos membros. 

Jean Grey anos 2000
Recentemente a Força Fênix renasceu e, após ser atacada por um cruzado de guerra Shiar, ela, desorientada, procura Jean Grey na Terra. Encontrando-a morta, ressuscita-a. Com a ajuda dos X-Men, Jean derrota a nave Shiar e ascende para Fênix Branca, indo para o espaço procurar as demais porções da Força-Fênix, espalhadas no cosmo após o último ataque Shiar.


Recentemente após os eventos de Vingadores Vs. X-men, Fera decide usar a máquina do tempo do Dr. Doom para viajar ao passado e trazer os jovens X-men para o futuro. Jean Grey ajuda Fera a salvar seu futuro, assim como tenta aprender ao máximo que pode sobre tudo o que estaria acontecendo, e o que aconteceu como ela mesma, se lembrando de eventos como suas primeiras aventuras, sua morte na saga Fênix, sua fase como Rainha Negra, a batalha épica na lua, sua encarnação no X-Factor, formação Cable no futuro, seu casamento, a morte de sua clone Madelyne Pryor, o confronto com o Massacre, a fusão de Ciclope com Apocalipse, o caso com Wolverine e sua morte nas mãos de Xorn. A jovem Jean Grey pretende ficar no futuro para tentar corrigir os erros do seu passado para que todas as coisas ruins que suportaram não fossem em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário